Resenha: Um lugar bem longe daqui
Oi, Leitores!!!
Ganhei esse livro de minha mãe no ano passado e quando ela me entregou o livro me disse "li só a biografia da autora, achei tão interessante que acho impossível ela não ter escrito algo incrível" e vou já dizer a vocês que mainha está certíssima, eu leio até a lista de supermercado dessa mulher a partir de agora.
Quando Neyla me propôs lermos esse livro da #LCBaianas de março, super topei e foi uma experiência incrível.
Kya viveu uma vida de abandonos, um atrás do outro, viu sua mãe, irmãos e pai a deixarem para traz, com isso ela fez do brejo a sua vida e por isso era conhecida como "Menina do Brejo" por todos de Barkley Cove. A primeira vez que foi abandonada, ela tinha apenas 6 anos e aqui já surgiu a minha compaixão e empatia.
Ela fez destes abandonos a sua força, cuidou de si mesma sozinha, conquistando o pão de cada dia e se apaixonando cada vez mais por tudo que o brejo lhe oferecia. Aprendeu sobre como tudo funcionava ali, sobre os animais e tinha um amor em particular pelas gaivotas.
Kya encontrou algumas pessoas que a ajudaram, mas muito mais pessoas que a trataram como uma escória e aqui ela aprendeu como a sociedade funciona, doeu muito, mas chegou um momento que ela deixou de se importar ou ao menos tentou não se importar, o seu amor pelo barracão que morava e tudo o que o cercava era muito maior.
Das pessoas que se aproximaram, dois rapazes mexeram com seu coração e aqui ela aprendeu o que é amor, traição e outro tipo de abandono. Todas as alegrias e dores vividas foram moldando quem Kya é e isto foi colocado em jogo quando um destes rapazes apareceu morto de forma misteriosa e todas as acusações voltaram para a Menina do Brejo, aquela que nem deveria existir, muito menos coabitar o mesmo lugar que eles.
A escrita do livro é maravilhosa, a autora foi alternando a história entre passado e presente, mas isso não causa nenhum tipo de confusão, os períodos são bem identificados e essa alternância é primordial para entendermos (ou não) tudo o que está acontecendo.
Esse livro me tocou de uma forma tão profunda e me fez refletir muito sobre o quanto ainda nos rendemos aos pré-conceitos, concebendo quem é alguém apenas pela sua aparência, o que veste ou onde mora. Simplesmente silenciamos diversas pessoas sem ao menos darmos a ela a oportunidade de se mostrar e esse livro mostra isso claramente.
A história tem diversas reviravoltas, me causou dor, lágrimas e muitas reflexões. Nada me preparou para o desenrolar dos fatos e muito menos para seu final. Hoje, depois de ter lido e assimilado a história, percebo que a escritora nos deu algumas dicas durante a leitura, mas acredito que as emoções não me permitiram perceber nenhuma delas.
Esse é o tipo de livro necessário, que todos deveriam ler e só agora entendo o porquê de tanto sucesso, é impossível passar imune por este livro. Desejo profundamente que a Intrínseca traga mais livros dela para o Brasil.
Esse é o tipo de livro que você DEVE ler! Acredite em mim!
Por anos, boatos sobre Kya Clark, a “Menina do Brejo”, assombraram Barkley Cove, uma calma cidade costeira da Carolina do Norte. Ela, no entanto, não é o que todos dizem. Sensata e inteligente, Kya sobreviveu por anos sozinha no pântano que chama de lar, tendo as gaivotas como amigas e a areia como professora. Abandonada pela mãe, que não conseguiu suportar o marido abusivo e alcoólatra, e depois pelos irmãos, a menina viveu algum tempo na companhia negligente e por vezes brutal do pai, que acabou também por deixá-la.Anos depois, quando dois jovens da cidade ficam intrigados com sua beleza selvagem, Kya se permite experimentar uma nova vida — até que o impensável acontece e um deles é encontrado morto.Ao mesmo tempo uma ode à natureza, um emocionante romance de formação e uma surpreendente história de mistério, Um Lugar Bem Longe Daqui relembra que somos moldados pela criança que fomos um dia e que estamos todos sujeitos à beleza e à violência dos segredos que a natureza guarda.A obra foi incluída no clube de livros de Reese Witherspoon, que posteriormente adquiriu os direitos de adaptação cinematográfica e vai produzir o filme com a Fox 2000.
Lido em: Março de 2020
Título: Um lugar bem longe daqui
Autora: Delia Owens
Editora: Intrínseca
Gênero: Drama/Ficção
Ano: 2019
Páginas: 336
6 comentários
Meu melhor amigo leu esse livro e me indicou dizendo o mesmo que você, que era uma leitura necessária. Eu fiquei tipo: e se não for? Mas bom, com sua resenha acho que vou dar o braço a torcer e ler, pode ser que eu me impressione afinal.
ResponderExcluirOlá, tudo bem? Só vejo elogiarem esse livro, inclusive minha mãe leu e amou, então não vejo a hora de ler ele. Adorei tua resenha, fiquei ainda mais curiosa para ler a obra, haha!
ResponderExcluirBeijos,
Duas Livreiras
Já ouvi falar bem desse livro mas sempre que leio sobre livros assim, com historias mais dolorosas, prefiro nao ler. Preciso mudar isso pois, como vc falou, é importante e faz a gente refletir
ResponderExcluirBjs flooor
Oiieee
ResponderExcluirEu tenho me surpreendido com o quanto tenho gostado de livros que alternam a estória entre o passado e o presente, me envolvem completamente na trama. Já tinha escutado muitos elogios sobre esse livro, ele está na minha lista e quero ler assim que puder, acho que tb vou me sentir tocada por ele. Fiquei ainda mais interessante quando vc disse que ele é um livro necessário, que todo mundo deveria ler. Com certeza a dica está mais que anotada.
Beijos, Ivy
www.derepentenoultimolivro.com
Oi Mara!
ResponderExcluirNão conhecia esse livro, mas já fiquei intrigada com o abandono dela aos seis anos de idade, isso já me cortou o coração. Pelo jeito ela aprendeu que a vida não é fácil e as pessoas podem ser piores ainda, certeza irei ler porque é uma história que me prende e a curiosidade dos fatos e do que aconteceu com ela depois. Obrigado pela dica, parabéns pela resenha, bjs!
Esse livro está na minha lista de desejados desde o lançamento! Pelo o que percebo, é aquela obra incrível e que realmente precisa ser lida e sentida por todos. Só pela sua resenha, já senti meu coração apertadinho, imagina lendo? Espero ter a chance de conhecer ainda este ano!
ResponderExcluirBeijos,
Blog PS Amo Leitura